A trilogia literária Gormenghast
Um artista e jovem escritor inglês chamado Mervyn Peake se alistou para servir como artista oficial na segunda guerra mundial. Foi rejeitado pelo governo, o que foi péssimo para o governo e para ele: Peake explodiu um edifício do exército antes de ser considerado inválido e ter um colapso nervoso em 1942. Peake foi um dos primeiros ilustradores dos horrores do holocausto nazista. Certamente essas imagens perturbadoras foram fundamentais para o tipo de arte que Mervyn Peake desenvolveria em seguida.
Peake era filho de missionário e também presenciou a beleza e decadência do império chinês. Peake desenvolveria sua trilogia fundamental: Titus Groan (1946), Gormenghast (1950) e Titus Alone (1959).
Titus Groan, o herói da história, é o herdeiro do castelo de Gormenghast. O castelo, caindo aos pedaços aprisiona quem entra em seu domínios. Gormenghast desfaz o castelo gótico como ambiente romântico da literatura gótica e coloca esse ambiente como perdido em si mesmo, próximo da loucura e degeneração.
Steerpike, ajudante de cozinha, utiliza de trapaças para penetrar na hierarquia do castelo Gormenghast. Esse vilão influenciará Titus a escapar das tradições tortas do castelo. No terceiro livro, Titus Alone, descobrimos que Gormenghast é um ambiente muito parecido com o nosso e que Titus deve carregar Gormenghast dentro de si mesmo. Nada mais Romântico (sublime) que isso…
Povoado de criaturas fantásticas, esse castelo faz juz aos mitos reconhecidos por J.R.R. Tolkien. A trilogia de Peake foi renegada, era considerada muito sombria para os leitores da época. E outra trilogia muito conhecida de Tolkien vai eclipsar o trabalho de Peake. A falta de sucesso de Gormenghast e Peake nos faz deduzir que o mundo não estava preparado para sua verdade, muito mais sombria que a de Tolkien. Mas como Proust diz, a leitura não deve substituir o pensamento.
A BBC fez uma versão de Gormenghast para a televisão, mas não deu muita impostância aos elementos principais do livro. Nessa série o foco foi Gormenghast e o vilão Steerpike.
A série literária Gormenghast
Steerpike é o foco da adaptação (2000) da BBC